Foto: Silvana Silva (Tempórea Comunicação Estratégica/ Divulgação)
A Imembuí Microfinanças e a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) assinaram um acordo para a expansão do microcrédito produtivo no Rio Grande do Sul. O contato viabiliza uma série de ações para facilitar o acesso dos micro e pequenos empreendedores a linhas de microcrédito e, assim, gerar emprego, renda e inclusão social e desenvolver as comunidades regionais.
O acordo foi assinado durante a abertura do 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que ocorreu entre terça-feira e ontem no Recanto Maestro, em Restinga Sêca. O prefeito do município e ex-presidente da Famurs, Paulinho Salerno, destacou a importância do acordo.
– A parceria com a Imembuí tem o objetivo de fazer com que os municípios conheçam mais o microcrédito produtivo e orientado e sua importância para o desenvolvimento dos municípios, principalmente dos micro e pequenos negócios. Procuramos a Imembuí Microfinanças, que tem expertise na área e tem ajudado muitos municípios a desenvolverem políticas públicas para levar o microcrédito aos empreendedores – disse Salerno, que entregou o cargo durante o congresso, mas segue no conselho fiscal da Famurs.
Para o presidente da Imembuí, Antônio Roque Ferreira, o acordo também representa um momento histórico.
– Com este acordo, vamos conseguir fortalecer as ações de microcrédito na cadeia produtiva dos municípios, possibilitando aos prefeitos desenvolverem suas estratégias nos programas de geração de emprego e renda, combate à pobreza e inserção social – afirmou.
O acordo
O acordo determina uma série de ações, entre elas o mapeamento das operações de microcrédito no Estado para apurar quais municípios gaúchos têm acesso aos recursos e identificar o perfil do empreendedor tomador de crédito.
Segundo o advogado da Imembuí e sócio do escritório Brutti & Friedrich, Rafael Friedrich, responsável pela assessoria jurídica dos contratos, com o diagnóstico das operações será possível identificar questões que dificultam o acesso de mais municípios do microcrédito:
– Encontramos uma demanda nos últimos anos que é como realizar a formalização dos contratos entre a Imembuí e os municípios – pontuou o advogado.
O acordo irá vigorar até 31 de dezembro de 2023. Até lá, será feito um mapeamento para identificar o perfil do tomador de microcrédito, quais municípios têm ações na área e o impacto na economia local e nos empreendedores, entre outras ações. Está entre os objetivos, ainda, promover eventos para conscientização da importância da implementação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado nos municípios.
Ao longo dos seus 22 anos, a Imembuí Microfinanças já beneficiou 30 mil empreendedores formais e informais de 130 municípios com a injeção de R$ 130 milhões em seus negócios.